A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) é uma entidade de fomento e promoção da Raça Brahman, registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número PR 24-3A.

Criada em abril de 1993, com o nome de Associação Brasileira dos Criadores de Brahman (ABCB), por pecuaristas e pessoas ligadas ao setor interessados em realizar a primeira importação de animais Brahman para o Brasil, a ABCB teve papel determinante na bem-sucedida história da Raça no país.

Cerca de um ano após a criação da então ABCB, em 06 de maio de 1994, foram registrados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), os primeiros dois animais Brahman que deram início a formação do plantel nacional. O primeiro macho registrado naquela data foi o touro Macho JJ Ring Didor. Este touro, de origem norte-americana foi o primeiro animal Brahman a desembarcar no Brasil. Já a matriz Remansada 222, de origem paraguaia, foi a primeira fêmea Brahman registrada pela ABCZ no país.

Em outubro de 1998, na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba/MG, a ABCB passou a se chamar Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

Prestes a completar 19 anos de ações voltadas para fortalecer, auxiliar e promover o crescimento da raça Brahman no Brasil e no Mundo, a ACBB tem como missão:

“Fomentar o Brahman no Brasil, posicionando-o como uma Raça especializada de corte tropical, promovendo todas as atividades dos associados sempre com o foco no aumento da oferta de carne de qualidade.”

Para cumprir seu propósito, a ACBB está sempre inovando e investindo em marketing e comunicação, promovendo ações voltadas para o fomento da raça, de seus associados, buscando, sempre, a valorização mundial do Brahman brasileiro.

Dentre várias ações realizadas pela associação, destacam-se:

- 1º Congresso Latino Americano e Brasileiro da Raça Brahman em 2009, realizado no Rio Centro, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

- Promoção, organização e realização, pela primeira vez no Brasil, do XV Congresso Mundial da Raça Brahman, considerado pelos participantes mais assíduos o melhor congresso da Raça já realizado. Esse evento contou com a participação de mais de 500 estrangeiros, originários de 21 países, e a realização de 13 negociações internacionais.

- Participação efetiva na World Brahman Federation, realizada em Houston/EUA. Pela primeira vez, a ACBB colocou em pauta propostas para o desenvolvimento técnico, comercial e científico da raça Brahman no Brasil e no exterior, que foram analisadas pelos representantes dos países presentes: união dos países que compõem a federação em prol da abertura total dos mercados para livre comércio da raça Brahman; internacionalização do Probrahman (Programa Nacional de Avaliação de Desempenho de Touros da Raça Brahman), o primeiro teste de progênie da raça Brahman do mundo; unificação das avaliações genéticas da raça Brahman; e criação de uma nova categoria de julgamento para animais importados.

O resultado do trabalho da ACBB e dos criadores da raça pode ser mensurado pelo desempenho da raça: com apenas 18 em território nacional, o Brahman é a raça zebuína de corte que mais cresce no Brasil e já é o terceiro maior rebanho do mundo.

Casa do Brahman

Inaugurada durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, em outubro de 2010, a sede da ACBB está localizada no Parque de Exposição Fernando Costa, em Uberaba/MG, onde é conhecida como Casa do Brahman. A ACBB congrega associados de todas as regiões do país: o Brasil tem 1.127 criadores da raça, com propriedades em 22 estados da federação.

Produtos e projetos da ACBB

Atualmente, a ACBB conta com os seguintes produtos e projetos:

Ranking Nacional da Raça Brahman: As competições nas pistas das exposições da raça Brahman não são em vão. A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil é a entidade promotora e organizadora do Ranking Nacional da Raça Brahman; as exposições que oficializam os julgamentos de Brahman, além de contabilizar os pontos ganhos pelos competidores no referido ranking, os promotores desses eventos contam com total apoio da ACBB na divulgação dos mesmos pré e pós evento, através de diversos meios de comunicação eletrônica e impressa como mailing nacional e internacional, revistas especializadas, distribuição de folders e material de divulgação, inserção de poup-up´s no website da associação, etc. 

Brahaman Exoisicao Ranqueada

 

Leilões Oficiais: Assim como as exposições ranqueadas, os leilões podem contar com o apoio da ACBB no sucesso dos leilões da raça Brahman, através da divulgação do evento por todos os meios de comunicação que lhe são disponíveis.

 

Leilão Oficial Brahaman


Projeto Brahman Sustentável: O projeto Brahman Sustentável foi instituído em 2010 durante a 76ª Expozebu, em Uberaba-MG, mediante parceria firmada entre a ACBB, Instituto Brasileiro de Florestas – IBF e Prefeitura Municipal de Uberaba, consolidando-se durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman. A preservação ambiental é tema de grande relevância para todos, especialmente aos pecuaristas. O meio ambiente preservado representa a continuidade da produtividade da propriedade rural, permitindo que gerações futuras dêem continuidade à atividade e garantindo a demanda de alimentos. Segundo comparação realizada com levantamento de dados aferidos por instituições renomadas, como Embrapa, Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e Anualpec, pode-se dizer que o Brahman é a raça bovina que menos degrada o meio ambiente, devido a sua alta e acelerada produtividade em relação às demais raças. Isso representa menos compactação do solo e menos emissão de gás metano na atmosfera. Mas, nem por isso, a ACBB entende que basta criar Brahman; são necessárias outras medidas por parte do criador e, por isso, no Brahman Sustentável há subprojetos como adubação de pastagens com dejetos bovinos e controle biológico de pragas.

 

Brahaman Sustentavel


Brahman

Brahman 2

 

Projeto Mulheres do Brahman: Nos anos de 2008 e 2009, criadoras de Brahman se uniram para a realização do leilão denominado “Mulheres do Brahman”, o qual foi realizado em várias edições. Além do Leilão Mulheres do Brahman, os criadores da raça, com o apoio da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), já promoviam eventos destinados às mulheres como o encontro “Só para Mulheres” e o “Jóia Brahman Fashion”. Com o propósito de manter a valorização, promoção e integração das mulheres do meio agropecuário, a ACBB resgatou, neste ano, esse importante trabalho destinado ao público feminino, o qual adotou o nome Mulheres do Brahman (nome cedido pelas organizadoras do Leilão Mulheres do Brahman). O Mulheres do Brahman é, atualmente, um projeto que visa permitir a troca de conhecimentos e experiências dessas mulheres com o intuito de permitir a criação e consecução de novos projetos técnicos e sociais; dentre as mulheres que já participam desse projeto, contamos com assistente social, advogadas, zootecnista, médica veterinária, fonoaudióloga, secretária executiva bilíngüe e engenheira ambiental.


Mulheres do Brahaman

Mulhesres do Brahaman2

 

InfoBrahman: O InfoBrahman é o jornal informativo da ACBB, publicado trimestralmente e enviado a todos criadores de brahman do Brasil. Esse jornal contém espaços reservados para divulgação de parceiros e patrocinadores e nele são veiculadas informações técnicas sobre a raça e criadores e sociais sobre eventos oficializados pela ACBB.

info-Brahaman


 

Projeto Crescendo com o Brahman: Em 2011 foi lançado, durante a VII ExpoBrahman, o projeto Crescendo com o Brahman. Considerando a importância da construção de valores éticos na infância e juventude, especialmente o respeito à natureza, às pessoas e aos animais, esse projeto foi criado para interagir as crianças e adolescentes com o meio ambiente e trabalhadores rurais. Nesse projeto, os evolvidos têm contato direto com os animais da raça Brahman (animais estes diferenciados pela sua docilidade), conhecendo suas características, suas necessidades com o meio ambiente e aprendendo a domá-los com o devido respeito; esse contato se dá com o suporte direto dos tratadores dos animais em forma de parceria.

crescendo com Brahaman

Crescendo com o Brahman 2

Crescendo com o brahman 3Academia Brahman: A Academia Brahman é projeto que foi criado durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman. Consiste em congregar os estudantes de todo o país e do exterior para promover o conhecimento sobre a pecuária, sustentabilidade, produção e tecnologia, com vistas à capacitação dos alunos das áreas das ciências agrárias e demais interessados. Durante toda programação do congresso, compareceram mais de 600 estudantes de diversos estados da federação, representando 16 universidades distintas. A Academia Brahman, além de um projeto educacional, é também um projeto social: as inscrições dos estudantes se resumiram na doação de pelo menos 1 litro de leite. Todo material arrecadado foi doado às instituições carentes de Uberaba-MG, com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba.

Academia Brahman


Academia Brahaman 1

Academia Brahman 3

 

Fórum de Palestras Brahman:Mediante o sucesso da Academia Brahman, a ACBB continua promovendo palestras, como o Fórum de Palestras Brahman, visando, além da capacitação, a atualização de estudantes e profissionais. Para viabilizar o acesso por todos interessados do Brasil e do exterior, a ACBB está criando um site apropriado para disponibilizar cursos virtuais.

Forum de Palestras Brahman

Forum de Palestras Brahman 2

Forum de Paletras Brahman 3


 

Probrahman: A seleção adequada do touro é a maneira mais rápida de realizar melhoramento genético em rebanhos bovinos. Embora pais e mães contribuam igualmente para o genótipo de seus filhos, a contribuição do touro para o progresso genético do rebanho é maior que das mães, pois o touro deixa um maior número de filhos e sua intensidade de seleção é maior que a das fêmeas. Assim, a avaliação genética acurada dos touros é fundamental para o melhoramento genético dos rebanhos em qualquer característica econômica.

 

O teste de progênie em touros da raça Brahman fornecerá informações valiosas a serem utilizadas na seleção de reprodutores de qualidade superior. A partir destes resultados, a Associação disponibilizará avaliações genéticas acuradas de touros para produção de carne, que permitirão a escolha e utilização do sêmen de reprodutores de acordo com os objetivos de seleção de cada criador.

 

O referido teste de progênie recebeu o nome de PROBRAHMAN, e já se encontra em sua segunda bateria.

 

Além disto, este projeto irá gerar dados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de produção e melhoramento genético de bovinos de corte no Brasil. A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil viabilizará várias linhas de pesquisa que serão realizadas com os dados coletados durante o teste de progênie, e serão definidas de comum acordo entre os interesses da Associação e dos pesquisadores da UNESP.

ProBrahman

ProBrahman 2

ProBrahman 33

PGP´s Oficiais Brahman:       A prova de ganho em peso (PGP) é uma prova zootécnica realizada pelos criadores individualmente ou coletivamente, com o objetivo de identificar os melhores animais para ganho em peso, fenótipo, caracterisiticas reprodutivas, qualidade de carcaça e temperamento. Estas provas oficiais pela ACBB tem por finalidade a formação de grupos contemporâneos precisos, onde a padronização do meio ambiente (alimentação e clima) permite que a diferença na performance entre os animais, seja altamente correlacionada às diferenças genéticas.

 

A partir de agora, novas características foram incorporadas as provas a pasto ao resultado final das PGPs, como o índice para a circunferência escrotal, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, características de andrológico e temperamento. Posteriormente a estas, será realizado uma segunda prova porem agora confinada para medição da eficiência alimentar dos tourinhos que obtiveram classificação ELITE nas provas a pasto para identificarmos os melhores animais a pasto e confinados na raça Brahman no Brasil

 

ExpoBrahman: Todo mês de outubro de cada ano, a ACBB promove a ExpoBrahman, Exposição Internacional da Raça Brahman. Esse, além da ExpoZebu, é o evento que mais congrega criadores da raça e é nele que são promovidos com maior veemência todos os projetos da ACBB. Neste ano de 2012, será realizada sua oitava edição na cidade de Uberaba-MG.


VIII EXPO Brahaman

Em 2010 foi realizado uma edição especial: o XV Congresso Mundial da Raça Brahman.Esse evento contou com a presença de mais de 2.000 visitantes, sendo que entre eles compareceram representantes de mais de 20 países onde existem criatórios de Brahman.


Brahman 2010

Brahman 2010 2

Brahman 2010 3

Brahaman 2010 4

 

DOS REQUISITOS E FORMA DE FILIAÇÃO

 

Conforme nosso estatuto, a admissão de associado à ACBB dar-se-á por proposta de 02 (dois) associados. Conforme o documento em anexo, além desses dois associados (proponentes), é preciso que o associado proposto (o senhor, no caso) assine ao final declarando possuir pleno conhecimento do estatuto da ACBB (também em anexo).

 

Os filiados à ACBB, quando não são beneméritos, se obrigam ao pagamento de uma anuidade que poderá ser paga integralmente ou em 10 parcelas. O valor atual é de R$ 800,00 (oitocentos reais) ou em 10 vezes de R$ 108,00 (cento e oito reais). Na presente circunstância, a anuidade integral ou a primeira parcela deverá ser paga no ato da inscrição.

 

            A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil esta prestes a completar 18 anos de ações voltadas sempre para fortalecer, auxiliar e promover o crescimento da raça Brahman no Brasil o no Mundo. E tem como missão “Fomentar o Brahman no Brasil, posicionando-o como uma Raça especializada de corte tropical, promovendo todas as atividades dos associados sempre com o foco no aumento da oferta de carne de qualidade.” Adotando como critérios para atingir este propósito sempre inovações, investimentos constantes em marketing e comunicação, fomento da raça e dos seus associados e busca constante na valorização mundial do Brahman Brasileiro. Para tal já realizou o 1º. Congresso Latino Americano e Brasileiro da Raça Brahman em 2009 no Rio Centro da Cidade do Rio de Janeiro e pela primeira vez no Brasil o XV Congresso Mundial da Raça Brahman que esta sendo considerado pelos participantes mais assíduos o melhor congresso de todos os tempos. Evento este que contou com a participação de mais de 500 estrangeiros, originários de 21 países com a realização de 13 negociações internacionais e mais recente a realização pela primeira vez de um negocio internacional de genética Brahman dentro da exposição de Houston nos Estados Unidos. O Brahman esta prestes a completar 17 anos da sua entrada oficial no Brasil e já o terceiro maior rebanho do mundo.

 

           Estaremos sempre empenhados em trabalhar em prol da raça e dos criadores de modo a buscar condizer com suas expectativas.

 

            Venha fazer parte deste grupo seleto de criadores que estão empenhados em transformar o Brahman brasileiro no Melhor Brahman do Mundo.


file icon pdf Estatuto ACBB

Brahman TV

Social Brahman

  Brahman Facebook