Notícias do Mercado

85ª Expozebu - Participação da raça na feira de centenário da ABCZ e Jubileu de Prata do Brahman no Brasil é marcada por forte união de criadores e técnicos em torno dos interesses maiores.

Quem acompanhou de perto a raça Brahman, nesta 85ª Expozebu, comemorando seus 25 de Brasil – Jubileu de Prata – dentro de uma extensa programação que celebrou o centenário de atividades da ABCZ, pode conferir inequivocamente um lado País que dá certo. O espírito associativo dos homens do campo, aqui representados por pecuaristas, fez, faz e fará a diferença, sempre. Com ampla grade de eventos, a Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) mobilizou brahmistas e técnicos de todo o Brasil, como há muito tempo não se testemunhava.

Pelo número de inscrições para os julgamentos de animais de argola e, principalmente, os criados em regime de campo, já se tinha uma prévia dessa mobilização. Quase 130 exemplares da raça foram submetidos às avaliações morfológicas. Mas o clímax do encontro foi mesmo a confraternização dos 25 anos de criação oficial no Brasil. Por volta de 300 pessoas fecharam a alameda atrás da Casa do Brahman para uma grande festa e a realização do seu já tradicional Talk Show. Além de técnicos, criadores e dirigentes da ACBB e ABCZ, a imprensa especializada, impressa e televisiva, marcou forte presença.

 

CL5D9789O melhor do Brahman em avaliação morfológica.

 

IMG 8404Número de animais para o julgamento de bovinos criados em regime de campo aumentou assim como o público que o prestigiou.

IMG 8625Muitas homenagens e todos prontos para os próximos 25 anos.

 

HOMENAGEM AOS EX-PRESIDENTES DA ACBB

Em reconhecimento a cada contribuição, em seu tempo e disponibilidades, Paulo Sério Scatolin (presidente da ACBB) e sua diretoria; Maria Delamare (gerente executiva da ACBB) e seu corpo de colaboradores da entidade, renderam homenagem aos ex-presidentes da Brahmam Brasil, homens que fizeram este primeiro quarto de século de um trabalho, cujos frutos são colhidos inclusive fora do País.

Foram agraciados com a “Medalha dos 25 Anos”, Manoel Campinha Garcia Cid, dirigente entre 1993 e 1997, responsável por liderar a primeira importação oficial da raça; Antônio José Prata Carvalho (Tonico), gestor entre 1997 e 2000 que articulou a abertura de Livro Aberto para registro de animais em processo de absorção para alcançar a condição de Puro de Origem (PO).

Outro agraciado foi Ovídio Carlos de Brito (2000 a 2002), selecionador que inseriu a raça no programa de melhoramento genético da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Na sequência recebeu a honraria Jovelino Carvalho Mineiro (2002 a 2004). Em seu mandato aconteceu a primeira ExpoBrahman e deu-se início aos controles leiteiros oficiais da raça. Por sua gestão entre 2004 e 2008, Gabriel Prata Rezende foi lembrado por encabeçar a importação de 30 animais australianos, fechando o ciclo de importações de animais vivo para o Brasil.

Já José Amauri Dimarzio, presidente entre 2008 e 2011, foi lembrado por inaugurar a “Casa do Brahman” no Parque Fernando Costa (Uberaba, MG) e por realizar o XV Congresso Mundial da Raça Brahman no Brasil. Depois foi a vez de Wilson Roberto Rodrigues (2011 a 2012), reconhecido pela importância que a raça passou a ter a partir de exportações para Angola, Argentina, Canadá, Equador, Bolívia, Panamá, Paraguai e outros países.

A única ausência entre os presidentes, por motivos particulares, foi de Ary Marcos de Paula Bárbara (2012 e 2013), lembrado por estar na liderança quando a raça registrou recorde de nascimentos controlados no Brasil e a chegada do primeiro clone também cartoriado pela ABCZ. Trata-se de Impe 1872, cópia de Miss Imperial POI 03. Na sequência, João Leopoldino Neto (2013 e 2014) teve sua contribuição reconhecida pela consolidação das exportações de genética para países da América Latina.

Alexandre Coccapieller Ferreira (2014 a 2016) foi lembrado pela realização da primeira edição de julgamentos morfológicos para animais de campo, hoje uma febre na raça. Em seguida, Adalberto Cardoso (2016 e 2017), por ter realizado o primeiro encontro do programa “Brahman Jovem”. Finalizando, Paulo Sergio Scatolin não passou em branco. Ele foi homenageado pelos presidentes anteriores, na pessoa de João Leopoldino, por ter lançado o “Brahman Talk Show”, o “Brahman Jovem Internacional” e de lançar o selo da “Brahman Beef”, marca de carne da raça, cujo protocolo de certificação, em termos de parâmetros técnicos, foi assinado junto com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), representada por Paulo Costa (coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA), na sequência da entrega da “Medalha 25 Anos”.

 

ZZysoMWjO atual presidente da ACBB rendeu homenagem ao primeiro presidente da entidade, Manoel Campinha Garcia Cid.

 

4EvLdvXXO segundo presidente da ACBB, Antônio José Prata Carvalho, o Tonico.

 

5nw8KLBQO terceiro presidente da ACBB, Ovídio Carlos de Brito.

 

pWO0dSSAO quarto presidente da ACBB, Jovelino Carvalho Mineiro.

 

nypWq7MkO quinto presidente da ACBB, Gabriel Prata Rezende.

 

rlkOESHzO sexto presidente da ACBB, José Amauri Dimarzio.

 

UlcifpGTO sétimo presidente da ACBB, Wilson Roberto Rodrigues.

 

GYRXjxWQO nono presidente da ACBB, João Leopoldino Neto.

 

Pv8l69RQO décimo presidente da ACBB, Alexandre Coccapieller Ferreira.

 

xbg2SRIAO décimo primeiro presidente da ACBB, Adalberto Cardoso.

 

Fotos: Carlos Lopes
Texto: Ivaris Junior

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran