Notícias do Mercado

Exposição reuniu criadores de 14 estados diferentes do país

Pela primeira vez atuando em uma exposição brasileira, o jurado colombiano Carlos Jose Lopez Camacho terminou sua atuação na 19ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman) com a escolha dos Grandes Campeões de pista do evento. A final aconteceu no último sábado, 14 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, com disputa acirrada. A ExpoBrahman 2023 foi realizada de 9 a 15 de outubro.

Em sua análise final, o jurado pontuou a qualidade do Brahman brasileiro. “Em relação à conformação, ficou claro que os exemplares participantes da ExpoBrahman estão no mesmo nível dos selecionados na Colômbia. A diferença que vejo entre os dois países está somente no tamanho da base do rebanho. Lá, 80% do rebanho nacional é Brahman ou tem genética da raça. No Brasil, o Brahman vem aumentando sua participação e tem condições de ampliar ainda mais sua presença na pecuária de corte, pois conta com grandes qualidades para contribuir com a produção de carne de qualidade”, destaca Lopez. A raça Brahman tem quase 100 anos de seleção na Colômbia e 29 anos de seleção no Brasil.

O presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, destacou que a participação de um jurado estrangeiro traz uma análise importante para o trabalho desenvolvido no país. “Tivemos uma edição vitoriosa em vários aspectos, contando com um número expressivo de animais inscritos, de alto nível, além da confirmação de que nossa seleção está no caminho certo. Carlos Lopez trouxe para todos nós a experiência de um país que trabalha há quase um século com o Brahman. Na edição passada da ExpoBrahman, tivemos a participação de um jurado sul-africano, mas que atua no Texas, nos Estados Unidos. Ouvir os critérios que cada um desses países adota na seleção da raça, já que, assim como o Brasil, são referência mundial na criação de Brahman, é extremamente importante para nós, brasileiros”, diz o presidente da ACBB.

Ele lembra que em 2024 o Brasil sediará o Congresso Mundial das Raças Zebuínas, evento que permitirá a interação entre profissionais e criadores de diversos países. “A ACBB já está iniciando os preparativos para a exposição de Brahman que faremos durante a ExpoZebu, evento que acontecerá paralelamente ao Congresso no mês de maio”, informa Rodrigues.

Para o jurado colombiano, a ExpoBrahman 2023 será um marco em sua carreira. “Atuo como jurado há muitas décadas em todo o mundo, mas esta é para mim a experiência mais gratificante. Construí uma carreira de muita paixão pelas raças zebuínas e estar na Meca do Zebu, julgando, corresponde ao maior sonho que um jurado possa ter. Espero que minhas experiências com o Brahman, compartilhadas com todos os brasileiros, sejam relevantes para a seleção do Brasil”, destaca Lopez.

Grandes campeões - Durante a ExpoBrahman, ele julgou 190 animais de 14 expositores em duas modalidades: Campo e Pista. Na categoria Campo, a Grande Campeã foi MISS BR 77 1930 FIV, da expositora Mary Lúcia Gomes Cardoso, de Funilândia/MG. A Reservada Grande Campeã foi MISS W2R POI 1446 FIV, do expositor Wilson Roberto Rodrigues, de Pardinho/SP.

O Grande Campeão foi MR Assu 1297 FIV, da Assu Emp. Imob. e Agropec. Ltda, de Rio das Flores/RJ. O Reservado Grande Campeão Pucci MR Plus, do expositor Bernardino Pucci Filho, de São José da Bela Vista/SP. O Melhor Expositor foi Rubens Manreza e o Melhor Criador Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond.

Já na categoria Pista a Grande Campeã foi Lady Betel 3388, do expositor Paulo de Castro Marques, de Silvianópolis/MG. A Reservada Grande Campeã foi MS SEC Ciccia 125, do expositor Luiz Carlos Rosa Vianna, de Descalvado/SP. Já o Grande Campeão foi MR Vitória 6448, do expositor Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond., de Brasilândia/MS. O Reservado Grande Campeão foi MR SEC Kimme 130, do expositor Luiz Carlos Rosa Vianna, que ainda ficou com o título de Melhor Expositor – Pista. O Melhor Criador foi Paulo de Castro Marques.

A exposição internacional deve contar com a participação de cerca de 200 animais e terá dois leilões

Faltando poucos dias para o principal evento da raça Brahman, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) acaba de anunciar o nome do jurado que conduzirá as duas competições da 19ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman). Este ano, a responsabilidade da escolha dos campeões do evento ficará a cargo do colombiano Carlos Jose Lopez Camacho, que há mais de 40 anos atua nas pistas de julgamento de toda a América Latina, avaliando tanto raças bovinas de corte quanto de leite. A ExpoBrahman acontecerá de 9 a 15 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

A escolha de um jurado estrangeiro visa tornar a exposição mais que um cenário de competições, mas, também, uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. “Assim como o Brasil, a Colômbia é referência mundial na genética Brahman, porém conta com um tempo de seleção muito maior. Ao trazermos a experiência de outro país, acreditamos que isso enriquecerá o evento, abrirá novos horizontes para os expositores brasileiros em relação ao tipo de animal que a pecuária mundial busca atualmente”, assegura o presidente do Conselho Técnico da ACBB, Fernando Pereira.

Com especialização em produção e seleção de gado de corte pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, Lopez atualmente coordena a formação de jurados da Associação Colombiana de Criadores de Zebu (Asocebu). Na raça Brahman, vem contribuindo para a evolução genética dos rebanhos da América Latina. Atua como assessor pecuário de diversos criatórios, direcionando as diretrizes dos sistemas de seleção e manejo de rebanhos da Colômbia. Ele é a terceira geração da família, a atuar como pecuarista.

Os julgamentos da ExpoBrahman serão comandados por Carlos Lopez entre os dias 12 e 14 de outubro, iniciando com o “Julgamento a Campo”, modalidade onde concorrem animais criados a campo, selecionados com foco no desempenho na pecuária extensiva de corte. “Ao ser convidado para atuar na ExpoBrahman, ele ficou muito feliz em saber que temos julgamento de animais de campo, pois essa modalidade reflete o desempenho da raça dentro da realidade da pecuária de corte”, lembra Fernando Pereira. A modalidade “Julgamento Argola”, onde competem animais de elite, terá início no dia 13 de outubro.

Leilões – Além das competições de animais, a ExpoBrahman terá em sua programação duas oportunidades de negócios. No dia 12 de outubro, a partir das 20h, acontece o “Leilão de Sêmen da ACBB – De Criador para Criador” na Casa do Brahman, interior do Parque Fernando Costa. Serão ofertadas doses de sêmen de touros nacionais e importados disponibilizadas por  associados. Já no dia 13 de outubro acontecerá o “Leilão Portobello & Terra Verde”.

A 19ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman) já tem data definida. O evento acontecerá de 9 a 15 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, e deve contar com a participação de mais de 150 animais de diversos criatórios do país.

As inscrições de animais já estão abertas e contam com descontos graduais até o dia 30 de setembro. Entre os dias 1 e 5 de outubro, será aplicado o valor integral.

A programação da ExpoBrahman 2023 terá julgamentos e leilões. Serão duas modalidades de competição. No Julgamento a Campo, concorrem animais criados a campo, selecionados com foco no desempenho na pecuária extensiva de corte. Já no Julgamento Argola competem animais de elite. Os julgamentos estão agendados para o período de 12 a 14 de outubro, iniciando com o Julgamento a Campo.

A exposição ainda terá a venda de animais durante o Leilão Portobello e Terra Verde, agendado para o dia 13 de outubro.

Organizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB),  a ExpoBrahman ocorrerá em conjunto com as exposições Exposição Internacional de Nelore (Expoinel), Exposição Nacional de Guzerá e Expoleite.

 LINK REGULAMENTO:

pdfREGULAMENTO_EXPOBRAHMAN_2023.pdf

 

 

WhatsApp Image 2023 08 10 at 19.01.17 1

 

 

WhatsApp Image 2023 08 10 at 19.01.17

A final do evento contou com o julgamento de morfologia onde touros de vários criatórios do país foram avaliados:

 

Encerrada na última sexta-feira, 4 de agosto, a 3ª Prova Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula confirmou a capacidade da raça zebuína para produzir carne de qualidade com sustentabilidade. A final, ocorrida no Centro Humberto de Freitas Tavares, em Botucatu/SP, reuniu criadores de todo o país e representantes de entidades que acompanharam o julgamento de morfologia, última etapa de avaliação da prova que acontece desde maio.

Sob o comando do jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) Izarico Camilo, 36 touros foram julgados. O resultado do julgamento confirmou que o olhar técnico está bem alinhado às ferramentas de seleção. “Os reprodutores que se destacaram no julgamento também tiveram excelente desempenho nas demais avaliações da prova. São animais jovens, com boa conformação de carcaça, desenvolvimento de comprimento de peças musculares, aprumos e consistência racial. Isso comprova que a raça Brahman está no caminho certo, agregando valor à pecuária de corte brasileira”, destaca Izarico.

Na visão do vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que acompanhou a final da prova, os touros vencedores representam todas as características que se busca em uma raça voltada para a produção de carne. “Os animais apresentaram bastante uniformidade, bons aprumos, aparelho reprodutor correto, desenvolvimento corporal equilibrado, bem caracterizados e de pelagens uniformes”, pontua.

Para o superintendente Técnico Adjunto de Fomento do Leite, Carlos Henrique Cavallari Machado, a estrutura técnica da prova está alinhada às atuais demandas da pecuária de corte, focando características de grande impacto econômico. “O julgamento morfológico dos animais fechou de maneira muito especial a Prova. Parabéns a Associação do Brahman por oportunizar aos seus criadores mais essa possibilidade de selecionar seus animais por meio de critérios sólidos e consistentes”, acrescenta Carlos Henrique.

Para Paloma Sá Queiroz, titular do Rancho Domm, a conquista do Grande Campeonato no julgamento de morfologia sinaliza que seleção da raça está no caminho certo. “Acreditamos na evolução do Brahman do Brasil e o resultado da prova mostra que uma seleção baseada em tecnologias e avaliação morfológica pode ser o melhor caminho”, diz Paloma.

O criador Amir Miguel de Souza Filho, titular do criatório Brahman Fada, assegura que um dos diferenciais da prova é a possibilidade de competir com criadores de todo o país dentro de critérios bem objetivos e técnicos. Com o touro MR 880 do Amir, ele recebeu três premiações: Campeão da 3ª Prova Brahman Boi com Bula, Campeão Gourmet e Campeão de Morfologia. “Desde novinho, ele era um reprodutor que vinha se destacando na fazenda. Agora, todas as avalições da prova confirmaram nossa expectativa. Trata-se de um animal com muito potencial para contribuir para a pecuária nacional, podendo ser utilizado tanto para produzir bezerro de corte quanto animais puros”, informa Amir.

O presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, lembra que a genética dos touros avaliados pela prova estará à disposição de pecuaristas de todo o país. “Realizaremos no dia 15 de agosto, a partir das 20h, o Leilão Virtual Brahman BoicomBula onde serão ofertados touros participantes da prova”, informa. A transmissão será pela MF Rural.  

24ea0324 f263 4c84 83bb 5a8301676815

A 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula foi promovida pela ACBB, em parceria com a BrasilcomZ e a central Bela Vista, conta com o apoio da ABCZ, PremiunGen, Miya Consultoria e DGT Brasil.

Confira o resultado 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula

Grande Campeão Julgamento de Morfologia

NOME: DOMM 203 – MR ESAU

PROPRIETÁRIO: RANCHO DOMM

Reservado Grande Campeão Julgamento de Morfologia

NOME: WLMB 6353 – MR N POUS. POI 6353

PROPRIETÁRIO: FAZENDA NOVA POUSADA

Campeão Julgamento de Morfologia – Prova 1

NOME: DOMM 203 – MR ESAU

PROPRIETÁRIO: RANCHO DOMM

Reservado Campeão Julgamento de Morfologia – Prova 1

NOME: WLMB 6353 – MR N POUS. POI 6353

PROPRIETÁRIO: FAZENDA NOVA POUSADA

Campeão 3ª Prova Brahman Boi com Bula – Prova 1

NOME: WLMB 6353 – MR N POUS. POI 6353

PROPRIETÁRIO: FAZENDA NOVA POUSADA

Reservado Campeão 3ª Prova Brahman Boi com Bula – Prova 1

NOME: ASSU 1359 – MR ASSU 1359 FIV

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN ASSU

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Gourmet Prova 1

NOME: WLMB 6353 – MR N POUS. POI 6353

PROPRIETÁRIO: FAZENDA NOVA POUSADA

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Desempenho Prova 1

NOME: ASSU 1359 – MR ASSU 1359 FIV

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN ASSU

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Eficiência Prova 1

NOME: WRRB 1456 – MR. W2R POI 1456

PROPRIETÁRIO: AGROPECUÁRIA W2R

Campeão Julgamento de Morfologia – Prova 2

NOME: MR 880 DO AMIR

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN FADA

Reservado Campeão Julgamento de Morfologia - Prova 2

NOME: WRRB 1491 – MR. W2R POI 1491

PROPRIETÁRIO: AGROPECUÁRIA W2R

Campeão 3ª Prova Brahman Boi com Bula –Prova 2

NOME: AMIS 880 – MR 880 DO AMIR

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN FADA

Reservado Campeão 3ª Prova Brahman Boi com Bula – Prova 2

NOME: WRRB 1505 – MR. W2R POI 1505

PROPRIETÁRIO: AGROPECUÁRIA W2R

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Gourmet Prova 2

NOME: AMIS 880 – MR 880 DO AMIR

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN FADA

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Desempenho Prova 2

NOME: ASSU 1399 – MR ASSU 1399

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN ASSU

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Eficiência Prova 2

NOME: DOMM 231 – MR FRIZON

PROPRIETÁRIO: RANCHO DOMM

 

 

 

354d979d d6d1 43a7 89ce d14f4304b04a

 

WhatsApp Image 2023 08 02 at 11.05.15

O evento acontecerá em agosto e terá palestras sobre fertilidade, qualidade de carcaça, eficiência alimentar e julgamento dos touros participantes

 O resultado das avaliações da raça Brahman relacionadas à fertilidade, eficiência alimentar, qualidade de carcaça e morfologia será apresentado durante a terceira edição do Simpósio “O Brahman no Brasil”. Agendado para ocorrer no dia 4 de agosto, a partir das 8h, no Centro Humberto de Freitas Tavares, em Botucatu/SP, o evento sediará a final da 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula. Este ano, participam 36 touros de criatórios de todo o país.

A programação do simpósio contará com palestras de especialistas e julgamento de animais. O diretor da BrasilcomZ, William Koury Filho, abordará os critérios da prova, que pela primeira vez está avaliando somente touros. Já o supervisor de Produção e Pesquisa da Central Bela Vista, Matheus Vargas de Oliveira, apresentará os dados da performance da raça no teste de eficiência alimentar. “Testes feitos com animais da raça, inclusive nas duas primeiras edições da prova, mostram que ela tem grande amplitude em relação ao consumo alimentar residual, conseguindo consumir menos e produzir mais”, esclarece Oliveira.

Esta edição da prova tem como inovação a dupla avaliação de maturidade sexual dos touros. Os resultados dos testes serão apresentados pelo médico-veterinário e gerente de Qualidade da Central Bela Vista, André Crespilho, durante o Simpósio. “Antes, fazíamos o exame andrológico e a ultrassonografia de testículo somente uma vez, mas, como são animais muito jovens, alguns podem chegar ainda imaturos do ponto de vista sexual, precisando de mais tempo para que atinjam a capacidade de produzirem sêmen. Agora, com essa dupla verificação, conseguiremos verificar essa evolução da fertilidade dos touros ao longo de toda a prova”, explica Crespilho.

Encerrando a programação de palestras, o médico-veterinário e assessor agropecuário técnico da DGT Brasil, Raphael Fernando dos Santos, mostrará como a ultrassonografia de carcaça tem sido aplicada na seleção genética da raça Brahman e os dados obtidos na prova. O Simpósio “O Brahman no Brasil” será encerrado com o julgamento de morfologia dos touros, que será conduzido pelo jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Izarico Camilo Neto.

Na visão do presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, a prova é uma maneira moderna e técnica de avaliar os reprodutores que vão transmitir qualidades importantes para as progênies. “Com os resultados de todas as avaliações que estão sendo realizadas, poderemos identificar indivíduos de alta performance para produção de carne, atendendo tanto o selecionador de Brahman quanto os pecuaristas que utilizam a genética em cruzamentos comerciais”, informa o presidente do Conselho Técnico da ACBB, Fernando Pereira.

Iniciada no mês de maio, a 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula é promovida pela ACBB, em parceria com a BrasilcomZ e a central Bela Vista, conta com o apoio da ABCZ, PremiunGen, Miya Consultoria e DGT Brasil.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran