Notícias do Mercado

Futuros profissionais do agro debatem panorama do setor durante o Brahman Jovem

brahman jovem reduzida

Um dos setores de melhor desempenho na economia nacional, o agronegócio está de olho nas futuras gerações de profissionais para garantir mão de obra qualidade para os próximos anos. É o que já trabalha a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). Nesta sexta-feira (29/09), a entidade realizou o projeto “Brahman Jovem” e reuniu estudantes de Ciências Agrárias para capacitá-los em relação ao melhoramento genético, à raça Brahman e à postura profissional.

O representante da ABCZ Jovem, João Machado Prata Neto, falou sobre o objetivo do grupo, que é formar novas lideranças para o setor e gestores modernos, mobilizar as novas gerações para constantes capacitações, mudar a percepção da sociedade em relação ao setor. Os estudantes também tiveram a oportunidade de participar de um minicurso de oratória.

Um bate-papo com criadores da raça Brahman sobre tendências de mercado e sistema de seleção da raça finalizou o evento. O criador Charles Maia, do criatório Brahman do Araguaia, alertou sobre a necessidade de os futuros profissionais buscarem capacitação na área de gestão e finanças. “Hoje a pecuária exige que os profissionais do setor tenham uma visão sobre gestão de negócios. Não adianta apenas pensar em dados zootécnicos sem associar aos custos e viabilidade do negócio. Rentabilidade é a palavra-chave para o sucesso nos negócios e nem sempre os profissionais do campo estão preparados para auxiliar o criador neste quesito. ”, diz Maia.

O criador de Brahman, Andres Sobalvarro, da Cabanha Libra, explicou o sistema de criação da propriedade, totalmente a pasto. “Realizamos uma pressão de seleção a pasto para produzir com eficiência nos cerrados e nos trópicos, e dedicamos muito tempo à cada indivíduo para formar um plantel diferenciado. A raça Brahman é muito dócil, ainda assim mantemos consultorias anuais sobre manejo e bem-estar bovino com os melhores profissionais do ramo. Os resultados obtidos com estas técnicas são altos índice de prenhez, maior ganho de peso, melhor conversão alimentar, e melhora a integração bovino – ser humano. ”, assegura Sobalvarro.

O Brahman Jovem foi uma realização da ACBB com apoio da ABCZ Jovem e Museu do Zebu.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran