Notícias do Mercado

Animais da 1ª Prova de Eficiência e Performance serão leiloados dia 18

Serão comercializados exemplares de 17 criatórios de Brahman associados da ACBB

Mais de 50 novilhas e touros provados da raça Brahman serão comercializados durante o “Leilão Virtual Brahman/BoicomBula”. Agendado para o dia 18 de dezembro, a partir das 9h, o evento ofertará 22 fêmeas e 29 machos que participaram da 1ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula, cujos resultados foram anunciados no dia 27 de novembro deste ano. Também será ofertada uma aspiração. Promovido pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), o pregão leva a chancela do programa Pró-Genética.

Todos os animais que integram o catálogo do leilão pertencem a 17 criatórios de diversas regiões do Brasil e passaram por um período de quatro meses de avaliação de desempenho com foco em fertilidade, precocidade, ganho de peso, consumo alimentar residual, morfologia, qualidade de carcaça. Os resultados da prova apontaram que a raça tem excelente acabamento, boa espessura de gordura, e marmoreio, além de eficiência alimentar, indicando que são animais que mesmo consumindo menos alimento conseguem ter maior ganho de peso.

Segundo as avaliações feitas pelo Instituto de Zootecnia (IZ), os dados referentes ao consumo alimentar obtidos na prova sinalizam que a raça contribui para uma menor emissão de metano, indo ao encontro das atuais exigências do mercado consumidor em relação ao meio ambiente. “É um remate histórico dentro do Brahman, pois foi a primeira vez que uma única prova avaliou todas essas características de touros e novilhas da raça. Conseguimos comprovar com dados mensurados por renomados centros de pesquisa e especialistas a eficiência do Brahman em produzir carne de forma sustentável”, assegura o presidente da ACBB, Paulo Scatolin.

O Leilão Virtual Brahman/BoicomBula encerra a programação de eventos oficiais da raça. A transmissão ao vivo será pelo Canal Rural, Lance Rural e Remate Web. A leiloeira responsável é a Programa Leilões e a assessoria técnica é da BrasilcomZ. O evento tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran