Notícias do Mercado

3ª Prova de Brahman começa e inova na avaliação de fertilidade

A Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula avaliará somente touros desta vez

Touros da raça Brahman de diversas propriedades do Brasil já começaram a ser avaliados na 3ª edição da Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula. Os 36 reprodutores participantes já passaram pela fase de adaptação, no Centro Humberto de Freitas Tavares, em Botucatu/SP, e agora serão avaliados em relação ao ganho de peso, eficiência alimentar, fertilidade, qualidade de carcaça, dentre outras características.

A prova tem duas novidades este ano. Além de ser a primeira edição a testar somente machos, desta vez serão realizadas duas avaliações andrológicas, no início e no final da prova, para avaliar a maturidade sexual dos touros. “Antes, fazíamos o exame andrológico e a ultrassonografia de testículo somente uma vez, mas, como são animais muito jovens, alguns podem chegar ainda imaturos do ponto de vista sexual, precisando de mais tempo para que atinjam a capacidade de produzirem sêmen. Agora, com essa dupla verificação, conseguiremos verificar essa evolução da fertilidade dos touros ao longo de toda a prova”, explica André Crespilho, Médico Veterinário e Gerente de Qualidade da Central Bela Vista.

Serão 56 dias de prova e a primeira pesagem oficial ocorreu na última quinta-feira, 25 de maio. De acordo com o Zootecnista e Supervisor de Produção e Pesquisa da Bela Vista, Matheus Henrique Vargas de Oliveira, os animais passaram pelo período de adaptação à dieta e às instalações durante 14 dias.  “Os testes de eficiência alimentar começaram no dia 11 de maio e vão até 20 de julho. A dieta formulada, objetivando um ganho médio diário de 1,70 kg/dia, será ofertada duas vezes ao dia. Também foi realizado o manejo sanitário”, informa Matheus.

Os touros ainda passarão por ultrassonografia de carcaça, julgamento de morfologia e de modelo frigorífico. “A genética Brahman vem sendo utilizada em cruzamentos com diversas raças para produção de carne de qualidade, inclusive com uma demanda forte no mercado internacional. Por isso, é extremamente importante ter dados técnicos sobre o desempenho dos touros dentro de um sistema de produção a pasto, com suplementação, como o retratado na prova”, informa o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues.

A 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula será encerrada no dia 8 de agosto com o Dia de Campo e Julgamento. Na sequência, durante a ExpoGenética (exposição de zebuínos avaliados pelos principais programas de melhoramento genético), a ACBB promoverá um leilão de reprodutores classificados na prova, que é promovida pela entidade, em parceria com a BrasilcomZ, e conta com o apoio da central Bela Vista e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran