Notícias do Mercado

Jurado da Colômbia é escolhido para atuar na ExpoBrahman 2023

A exposição internacional deve contar com a participação de cerca de 200 animais e terá dois leilões

Faltando poucos dias para o principal evento da raça Brahman, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) acaba de anunciar o nome do jurado que conduzirá as duas competições da 19ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman). Este ano, a responsabilidade da escolha dos campeões do evento ficará a cargo do colombiano Carlos Jose Lopez Camacho, que há mais de 40 anos atua nas pistas de julgamento de toda a América Latina, avaliando tanto raças bovinas de corte quanto de leite. A ExpoBrahman acontecerá de 9 a 15 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

A escolha de um jurado estrangeiro visa tornar a exposição mais que um cenário de competições, mas, também, uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. “Assim como o Brasil, a Colômbia é referência mundial na genética Brahman, porém conta com um tempo de seleção muito maior. Ao trazermos a experiência de outro país, acreditamos que isso enriquecerá o evento, abrirá novos horizontes para os expositores brasileiros em relação ao tipo de animal que a pecuária mundial busca atualmente”, assegura o presidente do Conselho Técnico da ACBB, Fernando Pereira.

Com especialização em produção e seleção de gado de corte pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, Lopez atualmente coordena a formação de jurados da Associação Colombiana de Criadores de Zebu (Asocebu). Na raça Brahman, vem contribuindo para a evolução genética dos rebanhos da América Latina. Atua como assessor pecuário de diversos criatórios, direcionando as diretrizes dos sistemas de seleção e manejo de rebanhos da Colômbia. Ele é a terceira geração da família, a atuar como pecuarista.

Os julgamentos da ExpoBrahman serão comandados por Carlos Lopez entre os dias 12 e 14 de outubro, iniciando com o “Julgamento a Campo”, modalidade onde concorrem animais criados a campo, selecionados com foco no desempenho na pecuária extensiva de corte. “Ao ser convidado para atuar na ExpoBrahman, ele ficou muito feliz em saber que temos julgamento de animais de campo, pois essa modalidade reflete o desempenho da raça dentro da realidade da pecuária de corte”, lembra Fernando Pereira. A modalidade “Julgamento Argola”, onde competem animais de elite, terá início no dia 13 de outubro.

Leilões – Além das competições de animais, a ExpoBrahman terá em sua programação duas oportunidades de negócios. No dia 12 de outubro, a partir das 20h, acontece o “Leilão de Sêmen da ACBB – De Criador para Criador” na Casa do Brahman, interior do Parque Fernando Costa. Serão ofertadas doses de sêmen de touros nacionais e importados disponibilizadas por  associados. Já no dia 13 de outubro acontecerá o “Leilão Portobello & Terra Verde”.

ptenes

Brahman no FacebookBrahman no YoutubeBrahman no Instagran